Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Dossier acerca das JMJ - Edição especial (digital) da Agência Ecclesia



  • Prioridade aos jovens?

  • O que é a Jornada Mundial da Juventude?

  • O Caminho das Jornadas Mundiais da Juventude

  • Um Pentecostes juvenil em Madrid

  • Uma experiência de Igreja
  • MAGIS 2011: experiência desafiante e internacional dos jesuítas


  • Portugal e a JMJ 2011

  • Mensagem do Papa Bento XVI para a XXVI Jornada Mundial da Juventude 2011

  • Cruz das JMJ

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Paz à sua Alma!

Faleceu Ana Teixeira Freitas do sítio do Pinheiro paróquia de Santana. Missa de corpo presente neste sábado 13 de Agosto às 14.30h na Igreja paroquial de Santana seguida de Funeral. Rezemos pelo seu eterno descanso. PN; AM; GP.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Mensagem de D. António Carrilho, Bispo do Funchal, aos Jovens na celebração do envio para a Jornada Mundial de Madrid

Sede jovens cristãos, apóstolos dos outros jovens!
Queridos Jovens
Partir significa, muitas vezes, abrir-se ao inesperado duma aventura! Há quem parta sem a consciência do destino e quem arranque com a vontade decidida de percorrer uma aventura, que há-de conduzir a novas descobertas, a horizontes ainda não experimentados.
Ao partirdes para a Jornada de Madrid, assuma cada um o projecto de se lançar a descobrir algo de novo! O quê? Amigos, lugares desconhecidos, culturas diferentes? Tudo isso pode e vai acontecer, mas espero que vós todos, jovens da Diocese do Funchal, partam com um grande objectivo: ir ao encontro de Cristo Jovem, pois Ele tem algo a dizer-vos, tem uma mensagem muito especial para cada um. Abri o vosso coração para O acolher!
Que vos posso pedir, queridos jovens, neste momento? Procurai entrar no circuito daqueles que partem para O receber, para O deixar entrar nas suas vidas e opções quotidianas! Sede testemunhas da vossa intimidade com Cristo Amigo. Colocai-vos perante a novidade que há-de sussurrar no vosso íntimo. As Jornadas têm um valor grande em si mesmas. Arriscai tudo para alcançar esse “tesouro”!
Queridos Jovens, rapazes e raparigas, ide com a certeza de que toda a Diocese vos acompanha e conta convosco. Espera muito de todos! Cristo quer tornar-vos firmes na fé através da Igreja, nesta grande experiência de encontro e partilha da vida com jovens de tantas partes do mundo. Cristo conta com o testemunho da vossa fé viva, da vossa caridade e do dinamismo da vossa esperança. A vossa participação renova a Igreja, comunica-lhe um rosto mais jovem e um renovado impulso. Por isso as Jornadas Mundiais da Juventude têm sido, e esta será também, uma graça não só para os jovens, mas para todo o Povo de Deus.
Ide, intensificai o vosso caminho de Fé. Fazei silêncio, escutai e respondei ao Mestre que fala! Os vossos amigos e todos os jovens da vossa paróquia, da vossa terra e da vossa escola – todos quantos se cruzam nos vossos caminhos de cada dia, precisam da força do testemunho de outros jovens como eles, como vós, que tenham encontrado em Cristo um ideal e sentido para a vida!
Ide para Madrid… Ide à descoberta e ao encontro de Cristo. Ide, como Igreja do Funchal, à descoberta e ao encontro da Igreja Universal.
Ide e vinde! Cristo conta convosco, a Diocese conta convosco, os jovens contam convosco!
Queridos jovens, tendo presente o tema da Jornada, permanecei “enraizados e edificados em Cristo… firmes na fé” (cf. Cl 2, 7). Sede jovens cristãos, apóstolos dos outros jovens!
Com muita amizade, o vosso Bispo
Funchal, 6 de Agosto de 2011
António Carrilho, Bispo do Funchal
No Funchal, de 12 a 16 de Setembro próximo
Semana Bíblica aborda «Das crises à esperança»
A temática geral da próxima Semana Bíblica do Funchal, a decorrer entre 12 e 16 de Setembro, é «Das crises à esperança». O horário das conferências, que terão lugar no Convento de Santa Clara, é entre as 19h30 e as 21h30; estando ainda previsto um “momento de oração” durante aqueles dias.
Temas e oradores previstos

No primeiro dia (12 de Setembro), Frei Acílio Mendes fará a apresentação da Semana; e Frei Herulano Alves falará do “Ser humano, ser em crise. Saídas”.

Dia 13 de Setembro: “Exílio. Os profetas voz da Esperança”, por D. Teodoro de Faria.

No dia 14: “Atitude de Jesus face às crises do seu tempo”, com Frei Acílio Mendes.

No dia 15 : “Igreja perseguida- Igreja renascida”, com o Pe. Dr. Marcos Gonçalves.

E no dia 16 de Setembro: “Igreja de Portugal, crises e esperanças”, pelo Pe. Dr. António Héctor Figueira.
As inscrições podem ser feitas desde já no Convento de Santa Clara (telef. 291742612) ou na Livraria S. Paulo (Rua Fernão Ornelas): adultos, 15 euros cada; casais, 20 euros; e jovens 10 euros.
 

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Homilia de D. António Carrilho, Bispo do Funchal na Eucaristia das Ordenações Presbiterais - Sé do Funchal 30 de Julho de 2011

Ao serviço dos irmãos, anunciando a Salvação de Deus!

É grande a nossa alegria, é grande a alegria de toda a Igreja Diocesana do Funchal, pela Ordenação de dois novos Sacerdotes, nesta manhã: o Óscar Andrade e o Roberto Aguiar. Alegria e acção de graças, com o profundo reconhecimento e gratidão a Deus pelo grande dom, que nos é feito com a consagração total da vida destes jovens. Renunciando a tantos projectos possíveis, porventura bem mais comuns e socialmente aceites, eles colocam-se, assim, ao serviço dos seus irmãos, homens e mulheres da nossa terra, anunciando a Salvação de Deus em Cristo Jesus.

Dois testemunhos, apelo renovado

Dois jovens, dois caminhos, dois chamamentos diferentes, como eles próprios testemunham. O Roberto Aguiar guardou no silêncio do coração o desafio lançado pela sua catequista (“Quem quer ser Padre?”), sentindo novo apelo e decidindo-se a frequentar o Pré-Seminário, aos 13 anos, perante o testemunho e o convite de um sacerdote, que falava, na sua escola, sobre a vocação sacerdotal e missionária. A entrada no Seminário foi, depois, o início de “um caminho de coragem” e de muitos outros desafios, “crescendo na fé, amadurecendo na vida espiritual e discernindo o caminho vocacional”. A decisão foi tomada, a graça da ordenação sacerdotal é hoje acolhida e assumida, como projecto de felicidade e realização pessoal, na entrega ao serviço do Povo de Deus.

Caminho diferente foi o do Óscar Andrade, que só aos 26 anos sentiu o chamamento do Senhor e generosamente lhe respondeu, depois de cumprir o serviço militar, trabalhar com os pais na área comercial, completar o 12º ano de escolaridade e já colaborar na paróquia, como catequista e ministro da comunhão. Assim escreveu ele: “Meditei e reflecti o que faria, casar ou ser padre? O chamamento do Senhor foi mais forte e deixei-me ir como barco pela corrente, com 26 anos. Confiei e deixei a barca andar”. Hoje agradece a todos quantos encontrou no caminho da vida e o ajudaram a maturar a decisão que o traz aqui.

Com estes testemunhos e tantos outros que poderíamos referir, desde já quero renovar aqui o meu apelo aos jovens da Diocese do Funchal: deixai-vos contagiar pela alegria do testemunho daqueles que optaram por uma vida de especial consagração; abri o vosso coração a Cristo, Redentor da Humanidade; escutai o Senhor que vos ama e chama alguns de vós a serem “pescadores de homens”. Ele precisa do vosso coração, cheio de amor, alegria e entusiasmo, e dos vossos lábios, para continuar a Sua missão no mundo.

Paz à sua alma!

Faleceu Maria Natividade de Jesus do sítio do Lombo Grande, paróquia da Ilha. Missa de corpo presente na quarta feira 3 de Agosto às 14.30h na Igreja paroquial da Ilha seguida de funeral. Tem confraria de Nossa Senhora do Rosário e do SSS. Rezemos pelo seu eterno descanso. PN, AM, GP.

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana