Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

domingo, 3 de junho de 2012

D. Manuel Clemente no Jubileu dos 500 anos da Diocese do Funchal

A Diocese do Funchal foi criada pelo Papa Leão X, no dia 12 de Junho de1514. Foi, pois, com imenso júbilo que iniciámos as celebrações jubilares dos 500 anos da Diocese, no dia 12 de Junho de 2011, apontando para um programa pastoral de três anos.
Foi convidado e presidiu à solene Eucaristia, na Sé, o Senhor Núncio Apostólico, em Portugal, D. Rino Passigato. Para assinalar aquela data, neste ano de 2012, virá à Madeira, a convite do nosso Bispo, D. António Carrilho, o Senhor Bispo do Porto e Vice-Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Manuel Clemente.
Ele estará entre nós, nos dias 10, 11 e 12 de Junho, em que fará três conferências sobre temas alusivos à nossa história de Igreja evangelizada e evangelizadora. Em cada sessão haverá, também, um momento musical, dando-lhe um carácter festivo.
O programa será assim:
No dia 10 de Junho, domingo, às 18h00, no auditório John dos Passos, na Ponta do Sol;
No dia 11, segunda, no salão paroquial, em Santa Cruz;
No dia 12, terça-feira, às 21h00,  na igreja do Colégio, Funchal.
O ponto alto deste 498º aniversário da assinatura da Bula da Criação da Diocese, será a Concelebração Eucarística, na Sé do Funchal, no dia 12 de Junho, terça-feira, às 18h00. A convite do nosso Bispo, também presidirá D. Manuel Clemente, que, na sua qualidade de Vice-Presidente da CEP, nos associa, simbolicamente, numa especial comunhão com todas as Dioceses de Portugal.
Considerando o significado eclesial e cultural da presente efeméride convidam-se a participar, nos diferentes atos do programa, em especial na Eucaristia do dia 12, todos os sacerdotes, membros dos institutos de vida consagrada e leigos, que possam disponibilizar-se para o efeito.
Funchal, 03 de Junho de 2012
A Secretaria Episcopal


Historiador e homem de cultura
Bispo do Porto desde 2007, D. Manuel Clemente foi Auxiliar do Patriarcado de Lisboa desde Janeiro de 2000, ano da sua ordenação episcopal. Formado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa, optou pela vida sacedotal aos 25 anos de idade, quando ingressou no Seminário Maior dos Olivais, em 1973. Em 1979 licenciou-se em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, doutorando-se em Teologia Histórica em 1992, com uma tese intitulada: Nas origens do apostolado contemporâneo em Portugal. A “Sociedade Católica” (1843-1853).Desde 1975, lecciona História da Igreja na Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Desempenhou vários cargos e funções e eclesiais. Foi Director do Centro de Estudos de História Religiosa da UCP (2001-2007).
Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais (2005 a 2011). É actualmente Vice-Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa; e Membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais.
Distinguido com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, atribuída pela Presidência da República Portuguesa em 2010, o Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, recebeu também o Prémio Pessoa em 2009, entre muitas outras distinções.
É autor de vários títulos, como: «Igreja e sociedade portuguesa - do Liberalismo à República».
Primeira Diocese global de toda a Igreja Católica
O Funchal é considerada a primeira Diocese global porque quando foi criada, em 1514, teve jurisdição sobre as Igrejas dos quatro continentes, na época dos Descobrimentos portugueses. No contexto dos 500 anos da sua criação, está a realizar-se um conjunto de iniciativas, com destaque também para um Congresso histórico-científico, internacional, a decorrer entre os dias 18, 19 e 20 de Setembro de 2014.
«Não podemos ficar a olhar só para trás, temos de olhar para a frente, mas não podemos prescindir do conhecimento daquilo que é a riqueza recebida e que é razão de ser dos nossos va
lores e tradições», sublinhou o Bispo do Funchal, D. António Carrilho, na apresentação do evento.

PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA | Domingo, 3 de Junho de 2012 | Por JM

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana