Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

domingo, 4 de novembro de 2012

Diocese do Funchal - Informação

Transladação dos restos mortais de D. David de Sousa,
Bispo Emérito do Funchal e Arcebispo Emérito de Évora
 
No próximo dia 10 de novembro será realizada, em Évora, a transladação dos restos mortais do D. David de Sousa, Bispo Emérito do Funchal, do Cemitério dos Remédios para a igreja do Espírito Santo, na mesma cidade. Será celebrada missa exequial, às 10h, seguida de tumulação, na capela lateral dedicada a S. Sebastião.
A igreja do Espírito Santo é propriedade do Seminário Maior de Évora, onde se encontra o cenotáfio do primeiro Arcebispo de Évora, o Cardeal Infante D. Henrique, e a sepultura de D. Manuel do Cenáculo Vilas Boas, um dos mais ilustres arcebispos de Évora.
Recorda-se que D. David de Sousa, nomeado Bispo do Funchal pelo Papa Pio XII, em 25 de Setembro de 1957, foi transferido da sede do Funchal para Évora, em 15 de Setembro de 1965, tendo entrado nesta Arquidiocese no dia 23 de Janeiro de 1966, onde permaneceu até ao dia 8 de Dezembro de 1981. Nesta data tomou posse da sede eborense D. Maurílio Jorge Quintal de Gouveia e D. David de Sousa, franciscano, recolheu-se ao Convento da Luz, em Lisboa, onde viria a falecer no dia 5 de Fevereiro de 2006.
A Diocese do Funchal associa-se ao solene sufrágio e justa homenagem a D. David de Sousa, com a presença de D. Maurílio Quintal de Gouveia, Bispo Madeirense e o Diácono Pedro Nóbrega.

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana