Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

domingo, 11 de novembro de 2012

Igreja promove Semana dos Seminários

Iniciativa nacional vai ser dedicada à figura dos padres e à centralidade do testemunho da fé

Lisboa, 10 nov 2012 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Portugal vai promover a partir deste domingo e até ao dia 18 de novembro a Semana dos Seminários, procurando chamar mais jovens ao sacerdócio no contexto do Ano da Fé convocado por Bento XVI.
“A crise das vocações sacerdotais a que se assiste na Igreja é, sem dúvida, uma das consequências da erosão da fé cristã”, escreve o presidente da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios (CEVM), D. Virgílio Antunes.
O prelado admite que as vocações sacerdotais dependem de muitos fatores, mas diz que “o testemunho de fé dos sacerdotes é, sem dúvida, um dos mais relevantes”.
“O padre é chamado homem de fé. No meio de todas as suas atividades, a fé, assumida e testemunhada, há de sobressair como o fogo que alimenta toda a sua vida”, refere.
O presidente da CEVM, da Conferência Episcopal Portuguesa, sustenta que “as comunidades cristãs têm cada vez mais apreço pelo sacerdote, sobretudo quando há uma relação de amizade, proximidade e disponibilidade”.
“Quando são tantas as solicitações que chegam aos sacerdotes e quando as comunidades cristãs são tão exigentes, é preciso que eles [sacerdotes] cultivem uma grande capacidade de discernimento para se não deixarem arrastar pelas realidades importantes, mas não decisivas”, alerta.
Neste contexto, D. Virgílio Antunes deixa votos de que os jovens possam ter “um contacto mais próximo com o testemunho de fé dos sacerdotes que servem, com entusiasmo, os seus irmãos e as comunidades”.
Na sua mensagem para a Semana dos Seminários 2012, o bispo de Coimbra adianta que a iniciativa quer oferecer aos fiéis “uma oportunidade de aprofundamento sobre o mistério do padre e sobre o ministério que ele realiza” e convidar à oração pelas vocações sacerdotais “numa corrente contínua”.
“É pela oração que manifestamos a fé e a disponibilidade para aceitar a vocação e a vontade de Deus, especialmente na liturgia da Missa, participação sacramental no mistério de Cristo e na adoração eucarística, que lhe dá continuidade”, observa.
A mensagem e outros materiais preparados pela CEVM estão disponíveis, online, para que as comunidades católicas possam preparar esta celebração.
OC/LS

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana