Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

sábado, 18 de maio de 2013

Palavras de D. António Carrilho, Bispo do Funchal, na abertura da V Jornada Diocesana da Família - 18 de Maio de 2013

Palavras de D. António Carrilho, Bispo do Funchal,
na abertura da V Jornada Diocesana da Família
 
Funchal – Escola da APEL, 18 de Maio de 2013
 
“Viver e transmitir a Fé na Família”
Irmãos e amigos, sede bem-vindos! Saúdo-vos a todos e alegro-me convosco pela oportunidade que temos de participar, hoje e aqui, na V Jornada Diocesana da Família, ao fim desta semana, que integra o Dia Internacional da Família e, em Portugal, também a Semana da Vida.
O tema geral proposto para esta Jornada – “Viver e transmitir a fé na família” – bem como os temas, que o desenvolvem e aprofundam, nas conferências e grupos, situam-nos no contexto mais amplo dos objetivos do Ano da Fé, ainda em curso, e das preocupações evangelizadoras da Igreja, impulsionadas pelo Concílio Vaticano II, documentos e Sínodos, que lhe seguiram, e nos mobilizam à descoberta de novas formas e espírito de missão, para melhor resposta às necessidades atuais.
Novas interpelações à Igreja
Importa conhecer e avivar a consciência da realidade das famílias de hoje, as suas possibilidades e problemas: como estão constituídas, como nela se relacionam as pessoas, quais os seus problemas e como estes são superados ou destroem o encanto de uma vida harmoniosa e feliz, potenciada pelo amor. Que interpelações lança, de facto, à Igreja a nova situação de tantas famílias, nos aspetos humanos, sociais e económicos?
Fundamental é também a questão da fé, na vida matrimonial e familiar. No projeto ou ideal de família cristã, que a Igreja preconiza, segundo o espírito do Concílio Vaticano II, aponta-se para uma “comunidade de vida e de amor”, verdadeira “Igreja doméstica” e “santuário doméstico da Igreja”: família que crê, família que reza, família que vive com os critérios e os valores da fé, assumindo-os e testemunhando-os, perante as mais diversas situações.
Pela fé vivida e partilhada na família passam a alegria e a esperança, a graça e a força espiritual do sacramento do matrimónio. O amor de Deus-Trindade, refletido na união entre todos os membros das nossas famílias, anima-as e fortalece-as, tornando-as um “sinal luminoso do amor de Deus no mundo” (João Paulo II).
Sabemos como a Igreja está preocupada com a “nova evangelização para a transmissão da fé cristã”. Foi este, aliás, o tema do último Sínodo dos Bispos (Roma, Outubro de 2012), e que em diversas ocasiões tem interpelado diretamente as famílias cristãs, quanto às suas responsabilidades na transmissão da fé que deverá operar-se no seu seio, nomeadamente por parte dos pais em relação aos filhos. “Viver e transmitir a fé na família” passa, sem dúvida, pela vivência dos valores da fé e pela sua transmissão na família e para fora dela! Teremos, hoje, oportunidade de refletir sobre estas questões e partilhar, no trabalho dos grupos, as nossas preocupações e compromissos neste domínio.
Mensagem de esperança e fortaleza
Ainda muito recentemente, no dia 11 do passado mês de Abril, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou uma Nota Pastoral com o título “A força da família em tempo de crise”, um documento de linguagem simples e concreta, de grande importância e atualidade. Como sublinha a própria CEP, “no atual contexto da sociedade portuguesa, atravessada por uma crise social e económica de particular gravidade, que se traduz para muitos em desalento e falta de perspetivas de futuro, [é da maior oportunidade] colocar em relevo o bem insubstituível que representa a instituição familiar, ‘origem e património da humanidade’ (Bento XVI)”.
Trata-se, sem dúvida, de um documento que merece a nossa maior atenção, como bem ressalta dos aspetos que aborda e me apraz referir: a família, um bem social; razões da insubstituível importância da família; a família e a crise económica e social; a família e a abertura à vida; a família, um projeto duradouro; a sociedade à imagem da família. Referir, aqui, esta Nota Pastoral da CEP é recomendar a sua leitura e a mensagem de esperança e fortaleza, que a mesma encerra.
Fazemos esta V Jornada Diocesana da Família, quando está prestes a terminar a Semana da Vida, norteada pelo lema “Dá mais vida à tua vida”. A fé que vivemos e desejamos comunicar aos outros levar-nos-á, certamente, a assumir modos concretos de defesa e promoção da vida, da dignidade inviolável de cada pessoa, desde a sua conceção até à sua morte natural; será, igualmente, uma oportunidade e um desejo para cada pessoa, grupo ou família, pensar em melhorar a qualidade de vida, sua e dos outros, nos âmbitos pessoal, profissional e comunitário, inspirando-se nos autênticos valores humanos e cristãos.
Votos finais
A terminar, resta-me agradecer a presença e participação de todos, a especial colaboração dos conferencistas, a cedência deste auditório por parte da APEL e o empenho da equipa do Secretariado Diocesano da Família na organização desta Jornada, que auguro seja muito frutuosa para todos e mais uma semente de esperança, lançada na pastoral familiar da nossa Diocese. Bem hajam e boa Jornada!
 
Funchal, 18 de Maio de 2013
 
† António Carrilho, Bispo do Funchal

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana