Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Comunicado do Conselho Presbiteral da Diocese do Funchal

COMUNICADO DO CONSELHO PRESBITERAL
O Conselho Presbiteral da Diocese do Funchal esteve, hoje, reunido em sessão ordinária, presidida pelo Bispo Diocesano, D. António Carrilho.
Feita a leitura e aprovação da acta da reunião anterior, fez-se a verificação da execução do plano pastoral previsto para este ano nos âmbitos paroquiais, arciprestais e diocesanos.
Num segundo ponto procedeu-se à explanação dos objetivos contidos no plano pastoral trienal (2012-2014) relativos ao próximo ano pastoral, dedicado à terceira pessoa da Santíssima Trindade, o “Espirito Santo cria unidade e envia em missão”. Tendo em conta as linhas referidas, os presentes apresentaram algumas propostas para a sua concretização, especialmente o que se refere à celebração efetiva dos 500 anos da criação da Diocese, no dia 12 de Junho de 2014.
Ao Conselho foi apresentada a síntese final do documento sobre a Renovação das Festas e Tradições que será agora levada aos arciprestados, para apreciação final na próxima sessão do Conselho, e consequente aprovação pelo Bispo Diocesano.
No que diz respeito a orientações pastorais acerca da Celebração dos sacramentos da iniciação cristã, foram apreciados os aspetos que estavam pendentes, tendo sido dadas indicações para a aprovação e entrada em vigor proximamente. No que se refere às Orientações Pastorais para a Realização de concertos nas igrejas, capelas e reitorias, o documento foi aprovado e entregue aos membros do Conselho. O documento entra agora em vigor, ad experimentum, nos próximos três anos.
A finalizar a sessão, recordou-se o Artº 9 dos Estatutos do Conselho Presbiteral, relativamente à preparação do próximo triénio do Conselho, no que diz respeito aos membros a eleger pelos círculos eleitorais.
Concluiu-se o Conselho, confirmando a próxima sessão para o dia 23 de Outubro deste ano de 2013.
 
Funchal, 10 de Julho de 2013.
Secretariado Permanente

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana