Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Papa vai visitar favela da Varginha - Comunidade foi escolhida pela Arquidiocese do Rio de Janeiro entre mais de 750 propostas

Rio de Janeiro, Brasil, 25 jul 2013 (Ecclesia) - O Papa vai visitar hoje a favela da Varginha, no Rio de Janeiro, a partir das 11h00 (mais quatro horas em Lisboa), local alvo de um programa de recuperação pelas autoridades brasileiras.
Francisco vai percorrer 850 metros no papamóvel e quando chegar ao principal acesso à favela, fará o percurso a pé até à igreja de São Jerônimo de Emiliani, onde vai abençoar o novo altar.
O Papa dirige-se depois para um campo de futebol da comunidade e, no caminho, entrará em casa de uma família.
Ao chegar ao campo desportivo, Francisco vai ser saudado pelo arcebispo do Rio de Janeiro e de um dos membros da comunidade.
O porta-voz do Vaticano disse aos jornalistas que o local é considerado seguro e que esta é "uma favela de dimensões relativamente pequenas, uma das muitas que se encontram inseridas no tecido da cidade do Rio”. 
O Papa repete assim um gesto feito por João Paulo II, que a 2 de julho de 1980 esteve na favela do Vidigal.
Segundo o arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani Tempesta, a pastoral das favelas da arquidiocese apresentou uma lista com mais de 750 comunidades para Francisco poder visitar.
A localidade está a viver este momento com expectativa e emoção, como revela Francisca, uma paroquiana: “A comunidade não pensa noutra coisa, é um alvoroço”.
A voluntária Thaianny Christinna explica que estão “muito agradecidos”, pela escolha do Papa Francisco, e mesmo sendo uma comunidade pequena, “é uma emoção muito grande”.
A comunidade está a preparar ofertas para Francisco e o voluntário Rafael dos Santos, é um dos responsáveis por um dos presentes.
“Vai ser surpresa, é uma coisa que pensamos oferecer para que o Papa nunca mais se esqueça da nossa comunidade”, explicou o jovem sem revelar o que estão a preparar.
O pároco da Varginha divide a expectativa com os fiéis e confessa que com a “alegria” sentem “grande responsabilidade”.
“Fomos realmente apanhados de surpresa e isso deixou-nos muito felizes porque é um trabalho que realizamos há anos, em todo o Rio de Janeiro, e damo-nos conta que o Papa se preocupa”, acrescenta o padre Márcio Queiroz, também diretor do Departamento de Comunicação da JMJ 2013.
Entre as surpresas está uma música preparada para esta ocasião e mais uma vez, os fiéis escolhidos relevam surpresa.
“Foi um momento muito emocionante, considero uma bênção divina porque vamos estar a cantar para o representante de Deus na terra”, assinala a voluntária Tays Paulino.
Por sua vez, Cátia Tahan, também voluntária, explica que esta visita é “importante” para o país e para a comunidade.
“Foi muito emocionante e é realmente um incentivo e uma graça muito grande para continuarmos na caminhada do ministério de música louvando a Deus”, acrescenta.
Esta comunidade, também, foi visitada por Madre Teresa de Calcutá, com as Missionárias da Caridade, na década de 1970.
 “Seria muito bom que o Papa pudesse passar em todas as favelas”, explica D. Orani Tempesta, para quem “aquilo que se faz para dar visibilidade desperta para que as pessoas também queiram que melhore a sua vida”.


Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana