Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Bispo do Funchal celebra Quarta-feira de cinzas


Bispo do Funchal celebra Quarta-feira de cinzas



O bispo do Funchal apelou hoje à efetiva conversão quanto aos estilos de vida a "nível pessoal, social e eclesial". D. António Carrilho presidiu esta tarde, na Sé, à celebração de Quarta Feira de Cinzas, que dá início ao tempo litúrgico da Quaresma.
Na homilia, anunciou que a "renúncia quaresmal" na diocese destina-se, este ano, a “ajudar os cristãos perseguidos no Médio Oriente, em especial no Iraque e na Síria. As ofertas desta renúncia quaresmal serão recolhidas em todas as igrejas e capelas nos ofertórios das missas dos dias 19 e 20 de março, sábado e Domingo de Ramos”.
Na sua mensagem, falou do essencial da “caminhada quaresmal” como “tempo de graça e de conversão comunitária” que, em pleno “Ano da Misericórdia”, “é também o caminho que desperta em nós um coração mais próximo dos outros, mais atento e sensível às necessidades dos irmãos. Neste tempo, em especial, a Igreja ensina-nos o valor da caridade, do dar cada um algo de si mesmo; a Quaresma é uma oportunidade para meditar a fé e a caridade, com mais solidariedade, justiça e alegria; como diz São Tiago, a fé sem obras é morta” sublinhou D. António nesta missa de Quarta Feira de Cinzas que incluiu ainda a tradicional "bênção e imposição das cinzas" aos fiéis presentes. “O rito e a imposição das cinzas não são gestos exteriores de mera tradição, mas compromisso interior exigente”, acrescentou. Pelo que neste tempo favorável de preparação para a Páscoa “é urgente parar, fazer silêncio, interiorizar a mensagem ao ritmo do coração de Jesus”, disse o bispo do Funchal.
No final, lembrou a próxima visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à nossa diocese, onde ficará durante três semanas, entre o dia 12 de fevereiro e o dia 6 de março. A chegada ao Aeroporto está prevista para as 18 horas do próximo sábado; e o acolhimento solene no Largo do Colégio, às 19h30, seguido de procissão das velas até à Sé. 

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana